FRANCISCO C PALETTA
OBSERVATÓRIO:
Na medida em que o mundo se sofistica e se diversifica, as competências exigidas do profissional da informação, que num primeiro estágio é eminentemente técnica, alargam-se e passam a englobar outras responsabilidades. É necessário pensar em uma qualificação holística, valorizando habilidades gerenciais, metodológicas, culturais, multidisciplinares e sistêmicas.
O Observatório tem como proposta desenvolver estudos, diagnósticos, análises, pesquisas e debates associados às competências digitais do profissional da informação e a complexidade do mercado de trabalho no entorno digital
Estudar e propor inovações na adequação dos currículos e formação profissional alinhadas às demandas e exigências do mercado de trabalho global.
Desenvolver e aplicar indicadores para avaliação do potencial do mercado de trabalho bem como dimensionar o impacto das inovações tecnológicas na formação profissional
Propor estratégias para capacitação profissional no uso de recursos computacionais aplicados à Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.
Fomentar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o mercado de trabalho em Informação e compor bibliografia especializada sobre o objeto de estudo.
LINHA DE PESQUISA:
-
Ciência de Dados e Inteligência Artificial
-
Internet das Coisas e Cidades Inteligentes
-
Curadoria Digital
-
Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação
-
Humanidades Digitais
-
Gestão da Informação e do Conhecimento
-
Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
-
Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital