top of page

Linhas de Pesquisa

Gestão de Dispositivos de Informação

Estudos teóricos e metodológicos relativos a planejamento, gerenciamento e avaliação de serviços, redes e sistemas de informação. Compreende a análise das variáveis que interferem na gestão dos fluxos que vão da seleção ao uso de recursos informacionais, de modo a garantir a adequação de produtos e serviços às necessidades do usuário em contextos específicos. Compreende também análises e reflexões, do ponto de vista gerencial, das políticas de informação e de comunicação científica e tecnológica, bem como seus principais canais de difusão.

 

As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:

  •  estudos de modelos de mediações gerenciais em Serviços de Informação, respaldados em teorias e métodos da Administração e da Comunicação, particularmente os estudos de mediação;

  • estudos de produção e avaliação da comunicação científica e técnica, respaldados em teorias e métodos bibliométricos, cientométricos e infométricos;b)

  • estudos de ambientes virtuais de produção, circulação e acesso à informação, com ênfase na compreensão dos processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação; 

  •  reflexões histórico-conceituais sobre estudos de usuários, colégios invisíveis, comunidades virtuais e comunidades de prática, incluindo a compreensão dos métodos e procedimentos de análise;

A contextualização dos estudos permite melhor compreensão das variáveis ambientais, organizacionais, sócio-culturais que interferem nas necessidades de informação do usuário (individual ou coletivo) e na avaliação dos seus critérios de relevância em relação a recursos informacionais e ao apoio à pesquisa e recuperação das informações disponibilizadas. Deste modo, os estudos consideram diferentes dispositivos de informação, virtuais ou presenciais, públicos ou privados, gerais ou especializados e da natureza das informações disponibilizadas para acesso.

Gestão de Unidades de Informação

A linha propõe capacitar profissionais para o reconhecimento das variáveis ambientais e organizacionais intervenientes nas necessidades de informação de diferentes grupos socioculturais e profissionais;   identificação e avaliação dos recursos informacionais essenciais ao planejamento e gerenciamento de dispositivos, redes e sistemas de informação públicos ou privados, gerais ou especializados; produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação para elaboração de políticas institucionais. Implica desenvolver estudos sobre os métodos de análise de acervo, de autenticidade documental, de confiabilidade de fontes de informação, o conhecimento da legislação sobre os direitos de propriedade intelectual em face das formas de produção de conhecimento na atualidade. Compreende, ainda, o estudo das formas de comunicação científica e tecnológica, bem como dos canais de difusão, o desenvolvimento de projetos de intervenção em  serviços de informação, repositórios e redes,  e  em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

A linha visa estudar as diferentes formas de organização e representação que contribuem para o desenvolvimento da estruturação da informação e do conhecimento decorrentes da investigação em: preservação digital, mineração de sentido, teoria do conceito e abordagem terminológica, linguagem de marcação, normas e modelos de descrição da informação, registros eletrônicos de informação, estudos no ciberespaço e de documentos imagéticos.

Projetos de Pesquisa

2019 - Atualmente

Competências e habilidades digitais na formação e nos perfis profissionais da Ciência da Informação no Brasil 

Identificar e ordenar os perfis profissionais mais requisitados em matéria de digitalização e conteúdo digital no Brasil entre 2013 e 2018. O período de amostragem seria no intervalo dos últimos seis anos tem a vantagem de um estudo longitudinal ao mesmo tempo, suficiente corrente para identificar tendências. O tamanho da amostra, dado o intervalo e a natureza das ofertas de trabalho a serem estudadas, será definida a partir do inicio da pesquisa de campo.

2019 - Atualmente

Busca, Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento na Web de Dados

A Ciência da Informação tem como objetivo a organização da informação, assim como seu acesso e processo de disseminação por meio das diferentes tecnologias aplicadas às plataformas de informação e comunicação, voltada à prática científica e profissional no âmbito social e individual. Por isso a necessidade de estar inserida no campo da Teoria da Informação (estrutura) e na Teoria da Comunicação (mensagem). Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo identificar e discutir as tendências no campo da gestão e organização da informação digital, em especial interesse aquelas que influenciam o contexto das Bibliotecas Digitais.

2016 - 2019

Tecnologia da Informação em Biblioteca Digital e Sistemas Abertos - Estudos de Usuário da Informação na Web de Dados

Projeto de Pesquisa conduzido no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O projeto está estruturado em três fases: (i) Estudo dos Modelos de Busca e Comportamento Informacional do Usuário da Informação na Web; (ii) Infraestrutura Tecnológica e Recursos Computacionais Aplicados em Bibliotecas Digitas; e (iii) Ferramentas de Busca, Acesso, Apropriação, e Uso da Informação na WEB. 

2013 - 2019

Estudo de Usuários - Modelos de Apropriação e Produção do Conhecimento na WEB 3.0

A Web 3.0 é uma das grandes propostas para o futuro da internet, pois será ela que definitivamente organizará todas as informações que estejam na internet, fará com que todos os aplicativos baseados na Web sejam Open-Source e viabilizará uma grande interatividade em diversas áreas da Web; Projeto tem como objetivo propor uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da Tecnologia da Informação na apropriação e geração de conhecimento no contexto da WEB 3.0. Apresentar as tendências nesse campo que já estejam ou que venham a influenciar o contexto da infraestrutura computacional da Biblioteca 3.0 de modo que, cada vez mais, a tecnologia possa proporcionar a criação e obtenção de valor ao usuário da informação

2013 - Atual

Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação

Proporcionar diagnóstico atualizado do mercado de trabalho em Informação e Documentação no Brasil, buscando análises comparativas com outras regiões e países do mundo e colaborando para a adequação da formação na área. Avaliar a adequação dos currículos da área de Informação e Documentação às exigências do mercado de trabalho. Analisar as competências, habilidades e aptidões profissionais na área de Informação e Documentação. Avaliar a imagem e auto-imagem dos profissionais da informação, bem como seu prestígio social. Desenvolver e aplicar indicadores para avaliação do mercado de trabalho em Informação e Documentação. Dimensionar o impacto das inovações tecnológicas no fazer profissional e propor estratégias para capacitação profissional em Informação e Documentação. Fomentar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o mercado de trabalho em Informação e Documentação. Compor bibliografia especializada sobre o mercado de trabalho em Informação e Documentação..

2010 - 2013

Construção de Modelos de Inteligência Competitiva para Micro e Pequenas Empresas

Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva; Vivemos em um ambiente de mudanças rápidas, em que os sinais de surgimento da “Sociedade da Informação” são muito fortes, e a gestão dos recursos de conhecimento é uma parte fundamental para o crescimento dos negócios. Até há alguns anos atrás, o desafio global consistia unicamente no aumento da produção de bens e serviços. O capital financeiro, a localização da empresa e os recursos naturais eram preocupações maiores, em termos de vantagem competitiva, do que a Gestão do Conhecimento. Além disso, acompanhar tais mudanças do mercado competitivo tornava-se cada vez mais complexo para as organizações.

2008 - 2013

Sistemas de Análise e Planejamento Energético

Planejamento Energético e Desenvolvimento Sustentável; Para o planejamento, análise e otimização de sistemas de energia, existem atualmente diversas ferramentas de modelamento, configuráveis, algumas inclusive transformadas em produtos comerciais; Sob o aspecto de sustentabilidade, estas ferramentas em geral destinam-se ao planejamento e decisão de investimento, em nível local e regional, e para elaboração de metodologias sustentáveis, iniciativas e atividades para sistemas de energia; O objetivo deste projeto é a avaliação das ferramentas em uso atualmente para análise e otimização de sistemas de energia e especificação de uma ferramenta a ser desenvolvida em etapa posterior do projeto, atendendo às especificidades locais.

bottom of page